Muitas pessoas acreditam, que estar num ambiente organizado longe da poluição externa é sinônimo de ambiente saudável. Pode ser ou não! Estudos tem revelado, que dentro de um escritório com móveis cheirando novo ou uma casa recém pintada, a qualidade do ar pode estar comprometida por COVs ‘compostos orgânicos voláteis’.
Normalmente associamos a pintura de paredes e a aquisição de móveis novos com o prazer do ambiente organizado, limpo e saudável. Essa percepção ocorre, em função dos estímulos visuais que o cérebro recebe. O que é novo é percebido com euforia e tende a gerar uma sensação positiva de realização!
O problema é que na composição de tintas, verniz, solventes, papéis de parede e carpetes está o carbono, que é um poluente do ar. Para agravar, os ambientes tendem a ficar fechados e acabamos inalando os compostos voláteis de móveis novos e paredes pintadas.
Não estamos em casa e ela fica… fechada!
Estamos no escritório com ar condicionado ligado, portas e janelas… fechadas!
O que podemos fazer para melhorar a qualidade do ar?
Podemos lançar mão de um forte aliado, também ser vivo como nós e que faz trocas com o meio ambiente. As plantas!
Investir em plantas naturais dentro de casa, além de deixar a decoração mais leve, também faz bem à saúde. Isso porque pode-se empregar a fitorremediação, que é o uso de plantas para remover contaminantes orgânicos e inorgânicos.
Algumas plantas se mostram mais adequadas para estes ambientes fechados, mas é preciso verificar a luminosidade e investir na qualidade da terra e no tamanho do vaso para que a planta esteja saudável e possa renovar o ar do ambiente organizado.
A sugestão de especialistas na área são:
Samambaia são plantas que crescem na sombra e em locais de alta umidade, mas não gostam de vento. É importante manter o vaso da samambaia sempre úmido. Plantas com pouca rega ficam amareladas e suas folhas secam rapidamente.
Jibóia é uma planta com caráter de trepadeira necessitando de suporte de tronco, pilar, cerca ou paredes onde as raízes se fixam naturalmente ao suporte.
Heras crescem debaixo de sol ou sombra o que confere versatilidade, podendo ser utilizada como planta pendente ou conduzida através de treliças.
Estudos da Psicologia Ambiental mostram, que o contato frequente com a natureza verde promove melhoria no quadro clínico e minha sugestão, é que você entre na vibração do urban jungle e traga as plantas para dentro do seu ambiente residencial e laboral.
Inspire-se com a reportagem de Clara Corrêa para o programa Band Mulher Bahia.


Um comentário sobre “Ambiente organizado e ar renovado”