Fonte de Inspiração

Em minha meninice – já faz um bom tempo – tinha como fonte de inspiração pessoas adultas para quem eu olhava com admiração pensando: – Quando eu crescer … quero ter esta profissão, quero ter uma casa bonita assim, quero um casamento assim, quero me vestir assim, quero uma relação com Deus assim …

Enquanto crescia, observava como estes adultos se comportavam, entendendo que ali estava a inspiração para o meu sucesso.

Hoje, já adulta, olho para a meninice das crianças e jovens que orbitam ao meu redor e fico preocupada com aquilo que estão utilizando como fonte de inspiração. Sim … estou preocupada!

A principal fonte de inspiração vem da mídia através da TV, que deveria ser apenas uma das fontes de lazer que utilizamos, mas de nenhuma maneira fonte de inspiração para o comportamento humano. Segundo especialistas de Marketing, os meios de comunicação foram feitos para gerar lucro com conteúdos que dão melhor audiência. A mídia exibe aquilo que motiva, excita e sensibiliza o ser humano “vendendo” aquilo que as pessoas querem “comprar”. A mídia, como um produto ou serviço bem posicionado no mercado, não tem a obrigação de educar e formar cidadãos, mas a TV e internet tem sido utilizadas pelos pais como única forma de entreter as crianças e jovens na ausência do núcleo familiar. E aí está o problema, a mídia passando a ser um referencial de comportamento bem sucedido , portanto, fonte de inspiração para determinar valores e condutas.

Quando era pequena assistia “Os Três Patetas” e “Os Trapalhões” na TV. Quem lembra disso? Humor “salpicando” a semana após horas de estudo, organização da casa e brincadeiras na rua. A TV era apenas mais uma fonte de atividade e não mais um integrante da família: “babá eletrônica” que nunca falta e sempre faz as vontades da criança e “amiga fiel” de mulheres românticas e frustradas com a realidade de suas vidas. Lembre-se os meios de comunicação foram feitos para gerar lucro com conteúdos que dão melhor audiência!!!

pensando como TV

Pois bem!

Negócios à parte, vamos ao que interessa!

Que modelo a família está escolhendo para seus filhos em desenvolvimento?

Quais suas fontes de inspiração?

Modo de vestir vulgar, jeito de falar monossilábico, romance efêmero, sucesso rápido, amizade interesseira, dissimulação para conseguir o que deseja, prazer imediato, conhecimento raso mas que impressiona, bens materiais determinando caráter, popularidade: – Não importa se estão falando bem ou mal, contanto que falem de mim!

Lá vai minha sugestão: menos atividade virtual e mais atividade real.

  • Reduza o número de aparelhos de TV em sua casa, reduza o tempo diante delas, selecione o conteúdo.
  • Programe para seus momentos de lazer (individual e familiar) mais atividades experienciais estimulando os cinco sentidos (olfato, tato, paladar, audição e visão). Eles fornecem informações para as diversas áreas do cérebro, construindo uma memória mais eficiente.
  • Busque e ofereça novas fontes de inspiração. Estudos experimentais atestam que, crianças que vivem experiências in loco, retém melhor o conhecimento do que aquelas que aprendem através da mídia (TV e internet).

Um comentário sobre “Fonte de Inspiração

  1. Muito interessante. E é um fato. A mídia tem conseguido alterar nossos valores. Tem corrompido a fidelidade dentro dos lares. Isto é lastimável!

Deixe um comentário